quarta-feira, 8 de junho de 2011

Relembrando a E3 de 1996


Enquanto todos os blogs de games brigam para ver quem posta primeiro as mesmas notícias da E3 desse ano, decidi fazer algo diferente, voltar 15 anos no passado e contar como foi a E3 de 1996.

A maior novidade da segunda E3 foi o Nintendo 64, que seria lançado ainda naquele ano. Essa foi a primeira vez que os americanos tiveram a oportunidade de jogar nova máquina da Nintendo. É claro, que o jogo que mais chamava atenção no estande da Nintendo era Super Mario 64. Todos ali sabiam que estavam diante do jogo que revolucionária os jogos com movimentação e câmera 3D.


Além de Super Mario 64, a Nintendo também mostrou vários outros jogos de Nintendo 64, todos que foram ao evento puderam testar em primeira mão títulos como Pilotwings 64 e Wave Race 64. Mas, o que todos realmente queriam experimentar era Star Wars: Shadows of the Empire, que contava até com Storm Troopers em seu estande. A Nintendo também divulgou o lançamento do Game Boy Pocket, mas simplesmente não podia competir com o hype do Nintendo 64.

A Sega levou o seu Saturn, o seu jogo de destaque foi NiGHTS into Dreams. Ela também mostrou o gameplay do malfadado Sonic X-treme, o jogo que iria salvar o salvar o Saturn (quem leu o Fornever de Sonic X-treme aqui no blog, sabe que a história não foi bem assim). Outros jogos de destaque do estande da empresa foram Panzer Dragoon II e o jogo de corrida Daytona USA, com versões para arcade e saturn.

A Sony, que tinha lançado seu primeiro console no ano anterior, apresentou a primeira aventura de Crash Bandicoot, desenvolvida pelo estúdio Naught Dog (atualmente responsável pela série Uncharted) e WipEout. Mas o grande trunfo da empresa naquele ano foram os jogos das third-parties, com empresas como a Namco, que anunciou Ridge Racer e Tekken 2, Capcom, que surpreendeu a todos com o primeiro Resident Evil (leia mais sobre a produção de Resident Evil 1 nesta matéria do blog), a Eidos, com Tomb Raider, que tornaria Lara Croft a musa do Playstation, e a Square, com o aguardadíssimo trailer de Final Fantasy VII (lembrando que seria a primeira vez que um título da série não seria lançado em um videogame da Nintendo).
Shigeru Miyamoto (criador de Mario) testando Crash Bandicoot
Outros momentos importantes foram o gameplay de Starcraft, da Blizzard (em uma versão pré-alpha, que não agradou muito os visitantes), e a primeira demonstração da Unreal Engine da Epic Games, que se tornaria a engine mais famosa e utilizada na produção de jogos.

Fontes: IGN e Wikipedia (inglês)

Um comentário:

  1. Acho que 96 foi um dos melhores anos no sentido de apresentar novidades na indústria, principalmente o Nintendo 64!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...