sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Versions - Revenge of Shinobi e o infringimento de Copyright


Sequência do clássico Shinobi de arcade e Master System, The Revenge of Shinobi (The Super Shinobi no Japão) foi lançado para Mega Drive no ano de lançamento do console, 1989, e até hoje é considerado o caso mais estranho de "crossover" de um grande jogo comercial.

Aparentemente, os designers do jogo eram grandes Fãs de HQs e filmes dos anos 80, e decidiram colocar várias referências a seus personagens preferidos. O destaque maior fica para um mestre de fase transmorfo, que durante a batalha se transforma em Homem-Aranha e Batman, personagens de duas empresas diferentes (Marvel e DC Comics).


O jogo também tinha inimigos inspirados em Rambo, Godzilla e outro mestre que inicialmente lembra Arnold Schwarzenegger, e aos poucos durante a batalha vai se tornando verde, claramente uma cópia de Hulk, que por final se revela como um androide, como em Exterminador do Futuro.

Inacreditavelmente, todos esses inimigos, que são extremamente parecidos com suas versões originais foram colocados no jogo sem nenhum tipo de permissão para o seu uso da imagem dos personagens. Nem mesmo a licença que a Sega já tinha para criar jogos do Rambo foi utilizada.

É claro que a Sega teve vários problemas por causa dessa brincadeira dos produtores, e precisou relançar o jogo por três vezes entre 1989 e 1990, na primeira alterando o Batman para uma espécie de demônio e Rambo para um soldado careca, na segunda, ela adicionou a licença da Marvel para o uso da imagem do Homem-Aranha e na terceira, substituiu o Godzilla por um esqueleto de dinossauro.
Batman e Godzilla nas versões modificadas do jogo
Vinte anos depois, ao relançar o jogo para o Virtual Console do Wii, a Sega modificou mais uma vez o jogo, trocando a palheta de cores do Homem-Aranha para rosa, e redesenhando a imagem da tela de abertura do jogo, que tinha originalmente sido feita a partir de uma foto do ator Sonny Chiba, interpretando o ninja Hattori Hanzō na série Japonesa Kage no Gundan (Shadow Warriors).
Imagem da série japonesa, da tela de abertura no Mega Drive e no Wii

Fontes: Hardcore Gaming 101 e Wikipedia (inglês)

3 comentários:

  1. Otima materia. Quando joguei Shinobi no Mega, foi essa versão o homem aranha. Não sabia sobre essas outrsa versões.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria, adoro esse jogo e não entendia porque de tantas revisões. Agora está tudo esclarecido.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...