quarta-feira, 11 de maio de 2011

Unseen - A criação de Super Smash Bros.


Super Smash Bros foi desenvolvido pelo estúdio HAL Laboratory (criador de Kirby) durante o ano de 1998. Ele começou como um protótipo criado por Masahiro Sakurai e Satoru Iwata em seu tempo livre, intitulado Kakuto-Gemu Ryuo (Dragon King: The Fighting Game), e originalmente não apresentava nenhum personagem da Nintendo.


No entanto, Sakurai teve a idéia de incluir lutadores de diferentes franquias da Nintendo, a fim de proporcionar um "ambiente" que ele considerava necessário para um jogo de luta de console doméstico, e sua idéia foi aprovada. O jogo teve um orçamento pequeno e pouca divulgação, e seria somente lançado no Japão, mas o seu enorme sucesso fez com que ele fosse lançado em todo o mundo.

Abaixo você pode ler um pouco de uma conversa entre Iwaka e Sakurai sobre Smash Bros. no chat "Iwaka Ask" do site da Nintendo.
Iwata: Como não costumamos ter muitas oportunidades de sentar e conversar sobre Smash Bros, eu gostaria de usar a última parte desta conversa para voltar no tempo e falar sobre o início desta série, começando em 1999 com o primeiro Smash Bros para Nintendo 64. Você e eu fomos responsáveis ​​pelo desenvolvimento deste protótipo.

Sakurai: Isso. Nós o chamamos de "Kakuto-Geemu Ryuoh" (Dragon King: The Fighting Game)

Iwata: Naquele momento, nós não estávamos utilizando qualquer personagem da Nintendo, e enquanto você tabalhava com o planejamento, projeto, modelagem e movimentos, eu trabalhei sozinho na programação. Em alguns aspectos, foi praticamente um projeto artesanal.

Sakurai: Certo. Quero dizer, nós não sabíamos na época que iríamos poder usar personagens da Nintendo.

Iwata: Em retrospecto, o principal motivo de eu ter assumido o projeto era para construir um jogo para 4 pessoas que se aproveitasse das características únicas do joystick do N64. Quais foram os seus motivos?

Sakurai: Bom, eu queria oferecer uma alternativa aos jogos de luta em duas dimensões que se aglomeravam na época. Eu também queria ver se era possível fazer um jogo para 4 pessoas interessantes que oferecesse uma experiência nova cada vez que você jogasse. Basicamente, eu tinha como objetivo projetar uma Battle Royal de 4 jogadores.

Iwata: Eu me lembro de "4-player Battle Royal" estar escrito na capa do documento de planejamento do projeto.

Sakurai: Verdade, eu ainda não tinha dado a ele um nome.

Iwata: Nós ainda não tínhamos chegado ao codinome Ryuoh. Eu acho que nós acabamos usando Ryuoh porque usamos como paisagem de fundo do cenário uma foto do bairro Ryuoh-cho, que é onde fica o HAL Laboratory, em Yamanashi.
Imagens do primeiro protótipo (Clique para ampliar):



Fonte: Unseen 64

Um comentário:

  1. Cara, esse game é fantástico. Eu estou com um 64 e o Smash Bros é muito caro pra comprar no Mercado Livre, conheci um cara aqui no Blog que tinha ele, e a gente trocou, deve estar chegando hoje, estou louco pra jogá-lo e relembrar uma das melhores partes da minha infância no N64.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...