segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os desenhos animados baseados em Sonic


Retomando a minha idéia de falar de adaptações de jogos para desenhos animados no blog (que já tem matérias sobre os desenhos Capitão N e Donkey Kong Country), hoje falarei dos desenhos baseados na série Sonic the Hedgehog.

Adventures of Sonic the Hedgehog

Foi ao ar pela primeira vez no canal americano ABC em setembro de 1993, no Brasil, foi exibido na Globo nos programas da Xuxa (Xou da Xuxa e Xuxa Park) e também no Sessão Aventura e na TV Colosso (atualmente está disponível no Netflix). Era um desenho bem simples, com um humor pastelão, parecido com o desenho dos Tiny Toons. A história do desenho acompanhava as aventuras de Sonic e Tails no planeta Mobius (que no desenho é seu planeta natal) onde eles regularmente precisavam atrapalhar os planos mirabolantes de Robotnik.

Nesta animação, há referências a 4 jogos do personagem: Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic 2 (Master System) e Sonic Spinball, com a aparição das fases dos jogos, dos inimigos, das esmeraldas do caos, das argolas e dos special stages. A maioria dos vilões do desenho apareceu mais tarde no jogo Dr. Robotnik's Mean Bean Machine.

Sonic the Hedgehog (Sonic SatAM)

Conhecido pelos fãs como Sonic SatAM, pois era exibido no sábado de manhã nos EUA (Saturday A.M.), Sonic The Hedgehog também estreou em setembro de 1993, mas ao contrário de Adventures of sonic the Hedgehog, que era um desenho bem mais infantil, SatAM  tinha um enredo mais complexo e sombrio.


O este desenho conta a história de Sonic, em companhia da Princesa Sally e dos Freedom Fighters, que lutam contra a tirania do Dr. Robotnik e seu sobrinho, Snively, que tomaram o trono do Rei Acorn e transformaram a pacífica cidade de Mobotropolis em Robotropolis.

O desenho durou duas temporadas até ser cancelado por causa da baixa audiência nos EUA, provavelmente por causa de Power Rangers, que era exibido no canal concorrente no mesmo horário. Ele foi exibido por aqui em 1994 pela Globo na TV Colosso e no Xuxa Park até 1995, e posteriormente no SBT, no Bom Dia & Cia (atualmente está disponível no Netflix). Ele também foi a base para a criação de uma série de quadrinhos também chamada apenas de Sonic the Hedgehog, que até hoje é publicada nos EUA.

Sonic the Hedgehog (Sonic: The Movie / Sonic OVA) 

Produzido em 1996 no Japão sob a supervisão do Sonic Team, este anime dividido em duas partes de 30 minutos, é considerado por muitos o filme do Sonic. Mesmo tendo suas diferenças, ele foi o que trouxe uma versão mais coesa do que seria o universo de Sonic dentre os desenhos lançados até aquele momento.

Na história, Sonic vive tranquilamente em uma ilha paradisíaca com Tails, até que é chamado para a cidade, onde deve se encontrar com o prefeito, chegando lá ele descobre que o Dr. Eggman (Robotinik no Japão) sequestrou o prefeito e sua filha para obrigar ele a ajudá-lo a derrotar um "novo inimigo", Black Eggman, que sobrecarregou um gerador no covil do vilão com o objetivo de causar uma grande explosão. Como todo bom roteiro, no decorrer dos acontecimentos, a situação vai se tornando bem mais complicada do que parecia a princípio. Na animação também aparecem outros personagens conhecidos, como Knckles e Metal Sonic.

Sonic Underground 

Em 1999, com a chegada do Dreamcast, foi lançado por uma produtora francesa Sonic Underground, sem dúvida a animação que mais foge à idéia do original da série.

Nascido em uma família real, Sonic e seus dois irmãos, Manic e Sonia, são separados de sua mãe por causa da invasão de Dr. Robotnik, que toma o contole do reino. Os três irmãos são separados e criados por famílias diferentes, e somente se reunnem quando atingem a adolescência. Juntos, eles decidem formar um grupo de rock underground, apropriadamente chamado de Sonic Underground. Eles usam a banda como um disfarce para reunir informações na procura de sua mãe, a rainha Aleena, e no objetivo de derrubar o Dr. Robotnik do poder de uma vez por todas.

Ele foi exibido no Brasil pela globo entre 1999 e 2000 e no SBT de 2004 à 2005.
Sonic X

O segundo projeto de animação sob a supervisão direta do Sonic Team, é fortemente baseado em Sonic Adventure, compartilhando até mesmo os dubladores do jogo no Japão. No entanto, em vez de viver em um planeta onde os seres humanos e animais coexistem, Sonic e seus amigos vêm de uma realidade separada, por causa da mais recente invenção do Dr. Eggman que provoca uma deformação no espaço-tempo, que os envia para o planeta Terra.

Na Terra, após figir da polícia, Sonic é salvo pelo garoto Chris Thorndyke ao cair na piscina da mansão em que o garoto vive. Os dois se tornam amigos imediatamente e ele resolve morar com o garoto enquanto busca uma maneira de volta para casa. Durante os episódios também vão aparecendo na Terra um grande número de personagens dos jogos. Ele foi exibido no Brasil na TV Globinho e no canal pago Jetix (atual DisneyXD)

Também existem dois curtas feitos para a divulgação de jogos, Man of the Year, lançado junto com Sonic Jam e Night of the Werehog, baseado em Sonic Unleashed.


Fontes: Sonic Retro, Sonic Wikia (Inglês) e Wikipedia.

4 comentários:

  1. Caso interessar, tenho um grupo que está traduzindo os quadrinhos do Sonic em ordem cronológica. No momento estamos no periodo de 1999

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu com o projeto? Deu certo? Manda link de pagina ou algo para contato O.o

      Excluir
  2. @Sonic Tales, passa o link que eu divulgo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...