sábado, 16 de abril de 2011

Versions - Super Mario Bros 2 / Doki Doki Panic


O Super Mario Bros original foi um estrondoso sucesso em todo o mundo, atraindo milhões de jogadores para a Nintendo. A sequência japonesa do jogo, foi lançada apenas para o Famicom Disk System, e ofereceu quase exatamente o mesmo jogo, apenas com uma nova série de fases incrivelmente difíceis.


Talvez temendo que o jogo pudesse ser muito frustrante para o resto do mundo, a Nintendo resolveu criar uma versão totalmente diferente de Super Mario Bros 2 para os outros países.

Aí que entra na história outro título da Nintendo, Doki Doki Panic, que foi originalmente criado com a ajuda da Fuji Television, que é estrelado por uma família de árabes que foram os mascotes do evento "Dream Factory", que a Fuji realizou em 1987.

Como o jogo foi desenvolvido com o auxílio de algumas das mesmas pessoas por trás do Super Mario Bros original, incluindo o designer Shigeru Miyamoto e o compositor Koji Kondo, a Nintendo decidiu repaginar Doki Doki Panic trocando os personagens pelos da Nintendo. A criança vestida de turbante foi substituída pelo Mario, a mãe virou Luigi, a irmã se transformou na princesa Toadstool / Peach, e o pai (bem parecido com o Mario) sobrou para o Toad.

Diferente dos personagens principais, os inimigos não foram alterados, o que explica porque de Bowser e sua tropa normal de Goombas não estarem presentes. Mesmo o final revelando que Super Mario Bros 2 foi apenas um sonho de Mario, certos inimigos como o Shyguys e Bo-ombs foram introduzidos nos futuros jogos da série, e o jogo é oficialmente considerado uma parte canônica da história de Mario.

Vários detalhes de Doki Doki Panic foram alterados para tornar o jogo um pouco mais próximo do Super Mario Bros original. Os cogumelos eram originalmente corações, os blocos de cogumelo empilháveis eram máscaras, e os cascos de tartaruga eram cabeças bizarras. Além disso, muitos dos efeitos sonoros foram alterados, e a capacidade de correr segurando o botão B foi acrescentada.

 O Super Mario Bros 2 americano foi lançado no Japão em 1992 sob o nome de Super Mario USA, quatro anos após seu lançamento no ocidental. O Super Mario Bros 2 original só veio para o ocidente quando foi adicionado ao Super Mario All-Stars do Super Nintendo, com o nome de Super Mario Bros: The Lost Levels.

Comparação

Fonte: 1up (inglês) / Imagens: Nes Archive e The Mushroom Kingdom

7 comentários:

  1. E essa versão do Mario é ruim de doer!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei q esse Super Mário fosse falsificado, justamente por fugir completamente dos outros Mários...

    ResponderExcluir
  3. Cara joguei esse jogo la por 89/90, nao gostei e nunca mais joguei.Por causa disso também sempre tive a impressão que esse jogo era falsificado...hahahahaha....nao acredito que, 21 anos depois, estou lendo isso!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sem graça para nós que adoramos Mário!! E "resouveu" foi demais! rs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bestera, é claro que é o mais fraco da série, mesmo assim joguei na época... salvei e achei legal.. mas nem se compara ao outros games de Mario e trupe... Matéria foda hein.

    ResponderExcluir
  7. Digite seu comentário...

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...