segunda-feira, 28 de março de 2011

Underground - Color TV, os primeiros consoles da Nintendo


Como todo mundo sabe, o primeiro console da Nintendo foi o NES / Famicon, Certo? Errado. A primeira incursão da empresa nos consoles domésticos na verdade foi em 1977, seis anos antes do Famicom ser lançado no Japão.

O Color TV tinha o propósito de levar para a casa dos japoneses versões dos jogos de arcade populares da época. Ele teve cinco versões produzidas entre 1977 e 1980, e nunca foi lançado fora do Japão. Ele provou ser um sucesso surpreendente para a empresa.

O primeiro deles, lançado em 1977, chamado Color TV Game 6, que foi projetado e construído pela Nintendo (em parceria com a Mitsubishi), era essencialmente um clone do Pong, em que você move uma barra pela tela para bater em uma bola. O "6" no nome da máquina vem do fato de que ele incluía seis maneiras diferentes de se jogar Pong.


O Color TV Game 6 vendeu impressionantes 350 mil unidades no Japão antes de ser substituido em 1978 pelo mais barato, maior e melhor Color TV Game 15. Novamente, o número se refere à variedade de jogos disponíveis e, novamente, eram versões diferentes de Pong. Como ele vinha com mais jogos, era mais barato e tinha controles destacáveis, foi ainda mais bem sucedido, vendendo mais de 700.000 unidades.


Menos de um ano depois, o Color TV Racing 112 foi lançado, desta vez deixando para trás o Pong e vindo com um jogo de direção em que o objetivo era desviar do tráfego. Ele tinha um volante e alavanca de mudança de marcha literalmente inseridas na própria máquina, e se você acha que essa foi uma uma idéia estúpida, saiba que foi o lendário criador Mario e Zelda, Shigeru Miyamoto, ajudou a projetar o exterior do hardware.


Em 1979, a Nintendo lançou o Color TV Block Kusure, que foi outro clone de um título existente, desta vez de Breakout, outro jogo de arcade. Miyamoto novamente foi responsável pelo design do aparelho, que foi a primeira máquina de videogame que a Nintendo projetou e construiu  inteiramente por conta própria (os modelos anteriores foram feitos em cooperação com a Mitsubishi).



O último console da série foi chamado de Computer TV Game, e era uma versão caseira do arcade da Nintendo baseado no jogo de tabuleiro Othello. Não era um port, era literalmente uma versão doméstica do jogo de arcade, com os mesmos circuitos da edição comercial. Miyamoto novamente ajudou no projeto (incluindo a embalagem!).


Mesmo parecendo primitivas, cada máquina trazia algumas inovações para a época, sejam elas na redução dos custos de produção, ou dar à designers como Shigeru Miyamoto (que na época era um artista com um curso de desenho industrial) uma chance de mostrar sua criatividade. O que eles fizeram depois? lançaram o Famicom / NES, um dos videogames mais importantes da história .

Se você estiver interessado em adicioná-los em sua coleção, saiba que por causa de sua raridade e por nunca terem sido lançados fora do Japão, eles são caros, um Computer TV foi recentemente vendido por três mil Dólares.

Fonte: Kotaku USA (inglês) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...